Tenho ouvido muitas pessoas me dizerem que qualquer um pode ser íntegro por algum tempo e em especial nas áreas maiores da vida. Entretanto , eu pergunto : Por que não podemos ser íntegros em todo o tempo, e também ser íntegros quanto a coisas pequenas também ? (Jerry White)
A integridade não é uma qualidade que surge e se desenvolve como um passe de mágica. Mesmo entre os cristãos sinceros se percebe a grande luta por definir os parâmetros da integridade. Em casa, no lar, na escola, no trabalho, nos negócios, a integridade não é algo simples de ser praticado . Facilmente nos vemos caindo em mentirinhas , mentiras "santas". Muitos de nós adotamos as conveniências das "meias verdades" . Dependendo da situação e da conveniência, somos hábeis em " acalmar" a nossa consciência . Somos capazes de racionalizar e mesmo até espiritualizar o nosso jeitinho de burlar regras e de descumprir ordens, e mesmo de escapar de certas situações embaraçosas como : pagar impostos, ou multas . Chegamos , muitas vezes ao cúmulo de achar textos bíblicos para respaldar o nosso comportamento. A mentirinha, do tipo : "Diga que não estou". "O trânsito estava engarrafado por isso me atrasei" . . .
"Aconteceu um imprevisto . . ."
Lamentavelmente nossas igrejas estão contaminadas pela falta de integridade. Milhares de templos foram construídos e outros estão sendo construídos, à revelia das leis . Com extranha facilidade membros de uma igreja , líderes e pastores evangélicos burlam as leis governamentais , desobedecem as autoridades .
E quando visitados pela fiscalização muitos tentam dar propinas , colaborando assim com a perpetuação da corrupção em nossa pátria.
Não se fazem plantas e projetos aprovados, não se recolhem os tributos da previdência .Burlam-se as normas da construção civil e depois querem que Deus venha abençoar a construção.
A pressão econômica e as forças da sociedade sutilmente e homeopaticamente tem nos levado a adotar novas definições de integridade e honestidade. Os princípios do certo e do errado foram extirpados e substituidos por justificativas cinzentas engendradas nos bastidores da conveniência . Decisões e escolhas moralmente inconsistentes. ( continua na próxima postagem)
Paulo Solonca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário