quinta-feira, 5 de março de 2009

OLHANDO PARA ALÉM DA DOR

Pr. Paulo Solonca


Posso dizer que a doença física não é a pior coisa que pode acontecer a alguém. Algumas das pessoas mais problematizadas e mais miseráveis que já conheci não tinham qualquer defeito físico. Estas são algumas das palavras do grande evangelista Billy Graham.

Ao contrário, algumas das pessoas mais felizes e mais úteis do mundo são defeituosas fisicamente.
A inesquescível peça musical “O Messias” foi composto por Handel quando sofria de paralisia no braço e na mão direita.
Uma das mais belas sinfonias já composta em todos os tempos foi escrita por Bethoven que, estava sofrendo por causa de uma terrível surdez.
Catherine Booth, no último ano de sua vida, disse que não podia se lembrar de sequer um dia sem dor.
Howard Hendricks, um dos mais conceituados professores de teologia do século passado e pastor de igrejas que deixaram expressivos legados, era diabético, desde a sua adolescência.
Contudo, Hendricks serviu a Deus com alegria até seus 80 anos de idade. Nunca reclamou de ter que se aplicar diariamente doses consideravéis de insulina.
Helen Keller escreveu: “Agradeço a Deus pêlos meus defeitos físicos, através dos quais encontrei-me a mim mesma, meu trabalho e meu Deus”.
Alguns dos cristãos mais radiantes que já encontrei eram santos em cadeiras-de-rodas. Em João 13:7 Jesus afirmou : “O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás.”Que Deus lhe dê a graça de “sair vitorioso na aflição”
SERÁ QUE O BRASIL TEM CHANCE DE SE TORNAR UMA GRANDE NAÇÃO?

Pr. Paulo Solonca

Chance tem . . . mas dificilmente será . Não é pessimismo meu. Basta estar atento ao que vem sendo noticiado. Deputados, senadores, governadores, prefeitos, vereadores, secretários e ministros – a grande maioria deles são corruptos. Você leu as últimas edições da revista VEJA?
Se não leu, corra e leia. Ai você terá uma noção da camarilha que governa a nossa nação. Isto não é nenhuma novidade. Nossa nação foi fundada sobre os alicerces da corrupção do roubo, da injustiça, e da mentira. Nestes mais de 500 anos pouco mudou.
Acho que como você , nos vemos impotente e sem qualquer alternativa de mudar esta triste realidade. Nos sentimos traídos.
Aqueles que elegemos para colocar a casa em ordem, quando chegam ao poder se juntam à quadrilha lá estabelecida e perdem a sua integridade, se vendem em troca de favores e outras benesses. Legislam em causa própria.
A justiça brasileira é uma piada. Agora é abrigo de assassinos internacionais, como deste italiano - já julgado e condenado em seu país e fugiu para o Brasil. Aqui conseguiu o que queria: apenas por uma canetada de um ministro vai receber o título de refugiado político.
Nossa justiça é maravilhosa. Tem brecha pra tudo. Basta contratar um bom advogado e você pode até matar, confessar que matou e ficar em liberdade, como é o caso do jornalista do Estado de S.Paulo. Se preferir, pode roubar como o juiz Nicolau, o Delúbio, Valério ou estes deputados que quadriplicaram seu patrimônio em alguns anos, ganhando apenas seus míseros salários. ( E o castelo do deputado mineiro?)
O que se pode esperar? Quase nada. Sabe por que? Porque a falta de caráter de nossos governantes- é apenas o reflexo da falta de integridade do povo, aqui em baixo que se vende por uma cesta básica, ou por um cargozinho sem concurso e sem capacitação.
Lembro-me das palavras do grande reformador Lutero: “. . .A grandeza e a prosperidade de uma nação reside no numero de homens de boa reputação, cultos, patriotas e tementes a Deus. A violência, a criminalidade, a impunidade, a ignorância, o vício, a fraude, a corrupção, existem porque o povo não tem o temor de Deus em seu coração.
A Igreja de Jesus é responsável também por esta triste realidade pois se aquartelou dentro de seus templos e não está preocupada em cumprir com a missão de evangelizar o povo.
Isto sim, mudaria nossa nação. Homens com o coração transformados transformariam o Brasil.